
Cuidados dermatológicos na gestação
A gestação é um momento muito especial para as mulheres, mas também uma fase em que o corpo sofre inúmeras transformações, sendo a pele uma das mais afetadas no processo. Com o aumento da produção de hormônios, o corpo fica mais propenso ao surgimento de acne, manchas de pele, estrias dentre outras. Por isso, na fase da gestação, a mulher deve ter um acompanhamento médico completo e isso inclui consultas regulares ao dermatologista.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta as mamães para alguns cuidados. O primeiro cuidado é estabelecer uma boa alimentação com base em uma dieta saudável e rica em nutrientes, além disso, o uso de produtos dermatológicos adequados é imprescindível e necessário para manter a pele sempre hidratada.
O aumento dos hormônios femininos, em particular a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da síntese da melanina e a síntese de colágeno, predispondo as mulheres ao aparecimento de estrias e manchas. Os cosméticos podem ajudar na prevenção do aparecimento de estrias, pois auxiliam na redução ao dano do colágeno e promovem a hidratação da pele.
É importante evitar longos períodos expostos ao sol e, sempre usar protetor solar, pois ajuda a reduzir os riscos de aparecimento de manchas e alterações de cor na pele. Ingerir 2 litros de água por dia também está entre as orientações, bem como estar sempre atenta ao surgimento de quaisquer pintas suspeitas.
As orientações sobre o que usar e fazer são tão importantes quanto as orientações do que evitar, portanto, evite o uso de remédios/cremes, que não forem prescritos e/ou indicados pelo seu médico obstetra/dermatologista, já que alguns ativos podem causar malformação do feto ou causar algum dano ao atravessar a placenta. Procedimentos estéticos em sua maioria são contra indicados. Na dúvida, consulte seu médico dermatologista e tenha um acompanhamento adequado.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.